domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais um indício de que Neal Cassidy é Bae


Não é spoiler, não é notícia oficial, mas só pode ser verdade: Neal é Bae, filho de Rumplestilskin. Ainda mais depois de uma foto de gravações, onde Michael Raymond-James, intérprete de Neal Cassidy, que já vimos em "Broken" (2x1) e "Tallahassee" (2x6), aparece usando uma espécie de cachecol.



Este cachecol é muito semelhante ao que era usado por Bae, na Terra dos Contos de Fadas. 



Neal deve aparecer no episódio 2x14 "Manhattan", sendo exibido no dia 17/02.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As Bruxas Cegas


Primeiramente vamos relembrar das bruxas cegas que já apareceram na série. A Bruxa Cega da história de João e Maria apareceu no episódio 1x9 "True North". Foi interpretada pela atriz Emma Caulfield. Após as crianças conseguirem roubar a maçã de volta, como Regina havia pedido, e a atirarem dentro do forno, a Rainha jogou uma bola de fogo através de seu espelho e acendeu aquele forno, queimando a Bruxa.



Não temos uma noção exata sobre quanto tempo passou até Regina finalmente dar a maçã envenenada para Snow. O plano não deu certo porque Charming a acordou, com um beijo de amor verdadeiro. Após isso, Regina foi capturada, tentou matar Snow mais uma vez, falhou e foi solta. Influenciada por Rumplestilskin, resolve lançar a Maldição das Trevas. Na primeira tentativa, reuniu alguns grandes vilões e pediu para que arrancassem um fio de cabelo para a maldição funcionar. As cenas são do episódio 1x2 "The Thing You Love Most". Entre os vilões, vimos um Ogro e uma Bruxa Cega, com os olhos costurados. A atriz que a interpreta é Patti Allan. E o ator é C. Ernst Harth.



Em Storybrooke, os mesmos atores são escalados. Patti faz a personagem Srta. Ginger, mas não descobri o nome do Ogro. Podemos ver os dois sempre juntos no 1x8 "Desperate Souls", quando Emma chega no escritório de Regina para anunciar que vai se candidatar a xerife, e de novo na cena em que várias pessoas chegam no Granny's para comemorar a vitória. Interessante notar que a Srta. Ginger usa óculos e o outro senhor é alto.



Srta Ginger ainda foi citada duas vezes durante a primeira temporada. Em 1x11 "Fruit of the Poisonous Tree", Sidney e Emma buscam informações contra a prefeita e ouvem uma conversa de Regina ao telefone. Ela diz que não tem tempo para reclamações sobre a temperatura do ar no ambiente de trabalho. Já no episódio 1x15 "Red-Handed", Ruby atende a uma ligação na delegacia. A Srta Ginger imaginou que um ladrão estava na casa dela, mas Ruby tranquilizou dizendo que era apenas o cachorro do Archie, Pongo, latindo pois devia estar querendo algo pra comer.



Postadas as curiosidades, uma polêmica: seriam as duas bruxas a mesma pessoa? Encontrei algumas fontes que pensam o seguinte: a Bruxa Cega poderia não ter morrido dentro do forno, mas teria ficado muito deformada depois disso. Até faz sentido ao lembrarmos daquela velha em trapos e olhos costurados na roda de Regina. Mas a maioria das fontes diz que o detalhe das atrizes serem diferentes derruba essa teoria. Senão veríamos novamente Emma Caulfield em Storybrooke, representando a Bruxa em sua forma humana.

Por ter sido tratada como figurante (Srta Ginger), não deve ter alguma importância na série, mas futuramente Adam e Ed podem querer abordar a história dela ou delas.

Em defesa de Emma


Emma Swan é a salvadora de Once Upon a Time. Mãe biológica de Henry, foi a responsável por quebrar a maldição em Storybrooke e, indiretamente, por trazer a magia de volta. Após os episódios "The Cricket Game" e "In the Name of the Brother", muitas pessoas questionaram o "poder" que ela diz ter logo no piloto da série, o de saber quando alguém está mentindo. Antes de mais nada é óbvio que esse poder não é como uma magia, é uma característica adquirida com as experiências de vida. E a vida está em constante transformação, ainda mais a de Emma. Podemos perceber que aquela mulher cheia de atitude manteve sua essência. Mas também passou por muita coisa que nem imaginava existir.


Conheceu e foi assediada pelo Capitão Gancho, escalou um pé-de-feijão gigante, encarou mortos-vivos e a bitch da Cora. E Emma mostrou realmente possuir magia. Uma diferença e tanto se compararmos ao que era no início. Acima de tudo, ela continua sendo humana, suscetível a erros. São mais do que compreensíveis os recentes enganos que ela vem cometendo. E no caso do 2x12, pode haver um motivo extra. O forasteiro Greg Mendel ainda é um desconhecido por todos nós. Pode ser que seja um personagem de algum Reino mágico e possui uma capacidade incrível de mentir para as pessoas. Nas histórias, existe um personagem assim: o Mágico de Oz.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A xícara quebrada


Ela surgiu em 1991 no filme animado "A Bela e a Fera", da Disney. Tinha a forma de uma xícara lascada. Poderíamos chamar de ele, já que seu nome era Zip (ou Chip, no original), filho da Madame Samovar, o bule. Juntamente com Lumière, o candelabro e Horloge, o relógio, eram todos funcionários do príncipe que fora transformado em Fera. Os objetos logo se tornaram amigos de Bela, enquanto ela se acostumava a conviver com aquele que acreditava ser um monstro. No filme, Zip convence Bela a voltar para o castelo, a tempo de salvar Fera da morte.


Um personagem tão querido e que não foi esquecido em Once Upon a Time. No episódio 1x12 "Skin Deep", a xícara também pertence ao castelo de Rumplestilskin. Um dia, quando fazia a limpeza, Bela acidentalmente deixou a xícara cair, deixando-a lascada. Ao final da história, ela é tudo o que resta para Rumple como lembrança do amor.


Ao tentar fazer sua amada recuperar a memória, em 2x12 "In the Name of the Brother", Bela se assusta e não entende o significado daquilo, atirando a xícara contra a parede e a quebrando em diversos pedaços. Ao pensar em toda a história, de fato chorei com a "morte" do objeto. Isto se ele não tiver sido uma criança real que fora enfeitiçado. Espero que o amor entre os dois personagens se mostre mais forte, poderoso e que vença essa barreira da perda da memória.

A Disney, dona da emissora ABC que transmite a série, já havia censurado a morte de um dos anões da Branca de Neve. Por conta disso, optou-se por criar um oitavo anão, e assim poder realizar sua morte. Não achei justo a Disney não ter interferido no caso da xícara, faz parte de uma das histórias mais importantes já criadas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Detalhes interessantes de "In the Name of the Brother"


Gerhardt ganhou um relógio de bolso de seu pai. Esse relógio pertencia ao seu avô materno. A mãe, por sua vez, entregou ao marido para que continuasse na família e fosse passado adiante. Gerhardt até quis dar ao seu irmão Victor, mas ele não aceitou.


O mundo em preto e branco está localizado na Terra? Onde, como e o que é exatamente esse mundo? São explicações que aguardo.


O toque de celular do forasteiro é o tema de Star Wars. Outro detalhe relacionado foi a placa da sala em que entraram para a "reunião", antes de decidir o que fazer. Aparece R2 42. O 4 nos lembra a letra D, ou seja R2 D2, o nome do simpático robô da saga Star Wars. Não acredito que haverá alguma história na série, creio que foi apenas uma homenagem, tendo em visto que a marca Star Wars foi comprada há poucos meses pela Disney.


O Hook me dá a impressão que tudo o que fala é da boca pra fora. Estou achando que, em algum momento, ele mostrará suas fraquezas, que pode ser a falta de carinho. Se ele amava tanta assim sua Milah a ponto de aguardar anos e anos pela vingança, será que ficou com alguma outra mulher durante esse tempo? Acredito que não, e isso explica seu modo de agir. Só sei que o personagem é muito mais interessante do que imaginamos.


Emma disse que no carro de Greg Mendell haviam contratos de aluguel, mapas, recibos. Deve ser um advogado. Numa foto do celular ele aparece ao lado de uma estátua. O detalhe é que ela fica em Steveston, cidade que representa Storybrooke. No Google Maps é só seguir aquela rua principal que vemos na série e vamos encontrar uma praça, onde se encontra a mesma estátua! Como em Once Upon a Time nunca a vimos, e Storybrooke não é exatamente Steveston, talvez não seja um detalhe importante, pode ser apenas uma homenagem. Mas se Greg já tiver visitado a cidade antes, ele é um personagem de contos de fadas! O que pode abrir diversas novas possibilidades de histórias futuramente.


Outro pertence de Greg era um relógio, parecido com o de Gerhardt. Trouxe lembranças ao Dr. Whale, depois ele bebeu e foi até o cais da cidade. Atirou o objeto na água (toda a água de Storybrooke pode ser a mesma do Lago Nostos, que tem o poder de trazer de volta coisas perdidas). Claro que o relógio não era o de seu irmão, mas Whale estava visivelmente abalado e queria até se atirar na água (?). A história dele me conquistou com aquelas cenas.


O beijo entre Cora e Rumplestilskin foi um choque. Tiveram um caso no passado ou era assim que os dois fechavam acordos entre eles?


Whale e Ruby tem coisas em comum, isso criou uma ligação entre eles. Eu acho bacana uma amizade entre os dois, mas não quero que fiquem juntos.


Só por ver Cora com seu vestido imponente dentro de um carro comum (da Regina) já valeu o episódio inteiro xD